Formação

Conteúdo Programático

 

 

Plano de estudos

O ciclo de formação em Biodanza tem uma duração mínima de três anos, que consiste em 28 módulos, conferênciais sobre temas teóricos afins com o Sistema Biodanza, relatório teórico referente ao tema de cada Maratona, condução de grupos sob a supervisão no terceiro ano, prestação de monografia de titulação. 

Cada módulo consiste em quatro seções teóricas que serão acompanhadas de um material teórico redigido por Rolando Toro, sobre o tema correspondente e quatro sessões vivenciais. 

 

1. Estudos teóricos:

Consiste no estudo da teoria de Biodanza e seus fundamentos em relação as ciências da vida. As matérias teóricas são oferecidas na ordem indicada no “Programa Único de Formação Docente em Biodanza”. O aluno deve apresentar em módulos sucessivos, um breve relatório do tema teórico tratado no módulo anterior. O objetivo é treinar o aluno a expressar corretamente os conceitos teóricos de Biodanza através do seu próprio discurso. 

 

2. Conferências sobre temas afins:

As conferencias serão realizadas em dois módulos,com um total de 8 conferencias. Estas serão ditadas por especialista no respectivo assunto ou por um grupo de alunos. 

 

3. Aprofundamento Vivencial:

Aprofundamento vivencial a nível individual e em grupo. Durante os módulos de formação, se dará grande importância a relação entre as vivências e os temas teóricos tratados. É muito importante que o aluno participe, paralelamente, de um grupo semanal de Biodanza para aprofundar as vivências. Nas cidades que não tem facilitador titular de Biodanza é recomendável que o aluno faça um modulo vivencial de Biodanza a cada 2 meses.  

 

4. Metodologia:

Abordagem dos recursos metodológicos para a condução do grupo de Biodanza.O programa Único de Formação de Biodanza, contendo 7 módulos de metodologia.O objetivo dos módulos de metodologia é que o aluno em formação saia profissionalmente capacitado para exercer sua tarefa.

 

5. Aulas Supervisionadas:

Experiência pratica de condução de um grupo semanal de Biodanza sob a supervisão de um professor Didacta de Biodanza, com um mínimo de 8 aulas supervisionadas de 3 horas cada uma.O período de supervisão só pode começar depois da autorização do diretor da escola.

 

6. Ação social:

Os alunos praticantes podem realizar opcionalmente, sob supervisão, ações sociais, oferecendo trabalhos de Biodanza à população, grupos de terceira idade, instituições de proteção a infância, etc.

 

7. Monografia:

Elaboração de uma monografia sobre um aspecto teórico ou pratico de Biodanza. A monografia será realizada com a orientação de um supervisor (professor Didacta)  

 

8. Titulação: 

Consiste na apresentação da monografia diante de uma banca examinadora.O exame se realizara em uma banca examinadora organizada pela Escola de Biodanza que o aluno pertença. Este exame será aberto ao público.Uma vez aprovada a defesa da monografia, o aluno terá concluído sua formação e poderá dar aulas de Biodanza.

 

9.Diploma de Facilitador de Biodanza:

Para obter o diploma de facilitador de Biodanza, uma vez realizadas todas as etapas do Programa de Formação, o aluno será inscrito pelo diretor da escola na International Biocentric Foundation que proverá o número de Registro Profissional.

 

Módulos teóricos vivenciais

O programa de formação é constituído de 30 módulos, que são realizados uma vez por mês em um final de semana, com duração media de 3 anos.

  1. Definição e Modelo Teórico de Biodanza
  2. Principio Biocentrico e Inconsciente Vital
  3. A vivência
  4. Aspectos Biológicos da Biodanza
  5. Aspectos Fisiológicos da Biodanza
  6. Aspectos Psicológicos da Biodanza
  7. Antecedentes Míticos e Filosóficos da Biodanza
  8. Identidade e Integração
  9. Transe e regressão            
  10. Contato e caricias
  11. Movimento humano 
  12. Vitalidade
  13. Sexualidade
  14. Criatividade
  15. Afetividade
  16. Transcendência
  17. Mecanismos de ação da Biodanza
  18. Aplicações e extensões  da Biodanza
  19. Biodanza Ars Magna
  20. Biodanza e ação social
  21. A música na Biodanza
  22. Metodologia I (Semântica musical)
  23. Metodologia II (Sessão de Biodanza)
  24. Metodologia III (Sessão de Biodanza, continuação)
  25. Metodologia IV (Curso semanal e Maratona de Biodanza)
  26. Metodologia V (O grupo de Biodanza)
  27. Metodologia VI (Critérios e evolução do desenvolvimento na Biodanza)
  28. Metodologia VII (Elenco oficial dos exercícios de Biodanza)
  29. Seminário
  30. Seminário   

 

Critério:

1.      Ser participante de um grupo semanal de Biodanza, cujo facilitador seja titulado.

2.      Grau de escolaridade, ensino médio completo.

3.      Não apresentar dissociações ostensivas, segundo os critérios da Biodanza.   

Artigos sobre Biodanza

Os Sete Poderes da Biodanza

1. O poder da música
2. O poder do movimento integrador
3. O poder do método vivencial
4. O poder do grupo
5. O poder da carícia
6. O poder do transe e da regressão
7. O poder da expansão da consciência