Quem Somos

Director - Antônio Sarpe

Antônio José Sarpe 

Facilitador Didacta SP 85/15 SRT®
International Biocentric Foundation

Nasceu no Rio de Janeiro, a 11 de Agosto de 1962.         

Desde a adolescência se interessou por desportos, música, dança, teatro e terapias corporais. 
Conheceu a Biodanza em 1980 quando passou a frenquentar um grupo regular. 
Formou-se na Escola de Biodanza do Rio de Janeiro concluindo em 1984, dedicando-se a partir daí no seu trabalho como facilitador.

Dentre suas especializações em Extensões de Biodanza estão: Projeto Minotauro, A Árvore dos Desejos, A Identidade e os Quatro Elementos, Biodanza Aquática, Resgate da Masculinidade e Feminilidade Profundas, Educação Biocêntrica, Biodanza em Organizações.

Nas escolas de formação em Biodanza, ensina temas como Identidade e Integração, Aspectos Psicológicos, Vivência, Contato e Carícias, Sexualidade, dentre outros. É didacta nas seguintes extensões: Projeto Minotauro, A Identidade e os Quatro Elementos e A Árvore dos Desejos.  
 

Habilitações Acadêmicas

Licenciado em Psicologia, fez especializações em Terapia Bioenergética, Terapia Reichiana, Terapia Familiar Sistêmica, Psicologia Médica e Psicossomática.
             

Carreira Profissional    

Em 1992 reaproximou-se da Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro do Rio de Janeiro dirigida por Maria Adela Cremona, tornando-se colaborador, depois coordenador e finalmente neste processo em director desta Escola.

Foi sócio fundador do Conselho de Facilitadores do Rio de Janeiro. Agrupando os facilitadores nas actividades da escola desenvolveu cursos de especialização e aprofundamento metodológico, estimulando o desejo de aprendizagem permanente.

Em 1998 veio pela primeira vez à Europa para dar aula na Escola de Biodanza Sistema RolandoToro de Hamburgo (Alemanha) e no Congresso Europeu na Suíça. Desde então passou a trabalhar regularmente em escolas por todo o mundo (Alemanha, Holanda, Suiça, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, México, África do Sul, Brasil, Argentina, Chile e Israel) facilitando workshop´s em escolas de formação e grupos vivenciais.

Em 2002 foi convidado para vir à escola de Biodanza Rolando Toro de Portugal, dirigida por Roberto Mirelman e coordenada por Cristiane Abecassis. Facilitou na escola de formação e posteriormente em aprofundamentos e workshops de orientação para facilitadores e alunos. No ano seguinte foi convidado pelo facilitador Nuno Pinto para um projecto de aprofundamento vivencial para os seus alunos dos grupos regulares. 

Em 2004 obteve autorização de Rolando Toro para fundar a escola de Biodanza do Porto, no norte de Portugal. Em 2005 foi inaugurada a primeira turma da escola de Biodanza Rolando Toro do Porto. Em 2008 assumiu em Lisboa a direcção da escola de Biodanza RolandoToro de Portugal. Passando a morar em Lisboa para se dedicar à direcção da Escola e expansão da Biodanza em todo país.

            
Actividades Actuais 

Actualmente foi nomeado pela International Biocentric Foundation como coordenador de um dos centros da Rede CIMEB - Centros de Investigação em Músicas e Exercícios de Biodanza, é director das Escolas de Biodanza de Portugal e do Porto e dedica-se à sistematização e aplicação de um projecto denominado por “Formação Contínua para facilitadores de Biodanza”, com base nos seus 27 anos de trabalho em Biodanza, no qual organiza um programa de trabalho para facilitadores e orienta-os na execução do mesmo. Este projeto foi por ele criado há cerca de 15 anos e desde então o tem aplicado em diferentes países, na Escola de Biodanza SRT de Portugal, na Associação de Facilitadores da Holanda, na Escola de Biodanza SRT de Bilbao, na Escola de Biodanza SRT de Freiburg, na Associação de Facilitadores de Toulouse e na Escola de Biodanza SRT de Israel.

                                        

Director - Nuno Pinto

Nuno Sérgio da Silva Pinto

Facilitador Didacta POR 02-04 SRT®
International Biocentric Foundation

Nasceu em Lisboa, a 28 de Outubro de 1971. 
Iniciou o percurso com Biodanza em 1999 na Escola de Biodanza SRT de Portugal, com Roberto Mirelman e Margarita Karger, num processo de auto-descoberta e desenvolvimento pessoal. Mais tarde, decidiu completar a formação, para se tornar facilitador de Biodanza e poder dessa forma, continuar seu percurso de desenvolvimento pessoal e realização profissional.

Foram 3 a 4 anos de trabalho intenso na Escola de Biodanza, com seminários de Biodanza em Portugal e no Estrangeiro, nomeadamente em Madrid com Rolando Toro (criador do Sistema Biodanza). Fez os aprofundamentos Árvore dos Desejos, Biodanza e os 4 Elementos, Biodanza e os 4 Animais, Masculinidade profunda. 


Habilitações Acadêmicas  

Formado em Gestão e Administração de Empresas. 

 

Carreira Profissional

Em 2000 passa a trabalhar como facilitador de Biodanza, paralelamente ao seu trabalho na PT Comunicações como gestor de conteúdos no portal de internet. Em 2003 faz parceria com Antonio Sarpe  realizando workshops de aprofundamento vivencial com os seus alunos e posteriormente sendo professor adjunto da Escola de Biodanza do Porto.
Faz várias acções de Biodanza em Empresas, dá entrevistas a jornais, revistas, rádio e televisão. 

Em 2009 inicia o curso de didacta com o professor Rolando Toro Arañeda, concluindo em 2010.

 

Actividades Actuais

Actualmente é facilitador didacta Director da Escola de Biodanza SRT do Porto e professor adjunto da Escola de Biodanza SRT de Portugal. Facilitador de grupos regulares de integração e aprofundamento em Lisboa, realiza workshops vivenciais de aprofundamento vivencial e workshops vivenciais em diversas instituições.